Proposta Pedagógica

OBJETIVO

O objetivo do Colégio é proporcionar uma formação básica para a criança, com consciência social, crítica, solidária e democrática, por meio da qual ela possa gradativamente, se perceber como agente do processo de construção do conhecimento e de suas experiências, ou seja,  articular o saber organizado e relacionar teoria com prática.

A parceria com o Sistema Anglo de Ensino, propicia o estimulo da criança a criar hipóteses e vivenciar experiências. O material possui a proposta de trabalho em formato espiral, ou melhor, o conteúdo é revisto gradativamente em diferentes graus de complexidade, até a sua formação total, além de atividades com recursos digitais.

Programa Líder em mim

Dentro do nosso currículo também trabalhamos o programa “Líder em Mim” (LEM), que visa o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos e colaboradores do colégio.

O programa foi produzido originalmente nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira.

Ensino Bilingue

A fim de complementar a construção de conhecimentos e habilidades dos nossos alunos, em parceria com a Simple Education, incluímos na nossa proposta a compreensão de uma segunda língua, o Inglês, proporcionando diversos benefícios ao aluno, como:

  • Estimular o raciocínio;
  • Favorecer o desenvolvimento mental;
  • Ativar a criatividade;
  • Despertar a curiosidade;
  • Melhorar a concentração e habilidade de memória;
  • Proporcionar um futuro promissor para o aluno;

Para a Educação Infantil, são ofertadas 8 aulas semanais, sendo 5 de conteúdos referentes à língua e 3 de outras matérias ministradas em inglês. Para o Ensino Fundamental, são 5 aulas semanais, permanecendo o contato diário com a língua. O foco é aprofundar o conhecimento, buscando a individualidade e incentivando o protagonismo.

Sistema Anglo de Ensino

A proposta para a Educação Infantil valoriza a infância e todo o potencial de aprendizagem das crianças. Está apoiada nos princípios da Aprendizagem Ativa, baseada no desenvolvimento sensório-motor: movimento, audição, visão, tato e manipulação. Valoriza também situações contextualizadas que expressam as experiências do cotidiano e estimulam a participação ativa do aluno.

Learning BOOK

Pensando na realidade atual, um mundo sem fronteiras e interligado através da evolução digital, em 2021 incluímos, no material didático do Ensino Fundamental II, o Learning Book. Faz parte da nossa proposta ensinar os alunos a gerenciar as tecnologias que estão ao nosso redor. Utilizar a ferramenta certa, no momento oportuno e com responsabilidade, compõe o processo de transformação digital do século XXI.

O Learning Book é um aparelho Chromebook com as ferramentas do Google for Education, mais a plataforma Plurall, onde nosso aluno tem acesso, a todo o material pedagógico em ambiente digital.

Competências

O nosso currículo está estruturado para assegurar o desenvolvimento das 10 (dez) competências gerais da Educação Básica estabelecidas pela BNCC, sendo elas:  

1

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que leme ao entendimento mútuo.

5

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência, crítica e responsabilidade.

7

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de sim mesmo, dos outros e do planeta.

8

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.