Atividade física durante a gestação

14/08/2018 - Saúde e Bem-estar
Atividade física durante a gestação

Esse tema é muito discutido, pois muitas mamães ficam com dúvida se podem ou não praticar atividades como musculação, natação e até mesmo ginástica durante o período de gravidez.

Os professores da Academia Batalha VIP, localizada na Vila Matilde, em parceria com a ginecologista e obstetra Dra. Larissa Mantoan, esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto.

De acordo com a Dra. Larissa, não só pode como deve-se praticar atividade física durante uma gestação saudável, porém, com autorização e acompanhamento médico.

Manter ou adotar um estilo de vida ativo durante uma gestação saudável é considerado uma prática segura tanto para o feto como para a mãe”, afirma a médica.

Segundo ela, as atividades mais indicadas são as que melhor se adaptam às características e aos interesses da gestante, visando aumentar a aderência a longo prazo.

Nossos profissionais enfatizam que os exercícios também devem ser realizados de acordo com o condicionamento físico e a disposição da gestante, para que não haja nenhum desconforto para ambos. Quanto à periodicidade, não há nenhuma restrição. É possível praticar exercícios como ginástica, alongamento, hidroginástica, natação e até mesmo musculação durante todo o período de gestação.

Conforme o professor e coordenador de musculação da Academia Batalha VIP, Anderson Luiz, a prática de exercícios durante a gestação traz diversos benefícios como: preparação da musculatura para o peso extra, melhora da postura e condicionamento físico, além de ajudar na recuperação pós-parto. Outras vantagens é controle de peso, redução de estresse e até mesmo melhorar a qualidade do sono e circulação sanguínea, além de exercícios que trabalham a flexibilidade e fortalecimento do quadril facilitando para o trabalho de parto normal.

A professora de ginástica da Academia Batalha VIP, Karen Borges,explica que para uma gestante que não tem o hábito de praticar atividade física, é importante seguir as devidas orientações médicas, iniciando a prática com exercícios mais leves. “O corpo necessita de adaptações. A prática de exercícios físicos é recomenda a partir da 12ª semana de gestação”, explica a médica.

Na academia Batalha VIP, a gestante pode participar de praticamente todas as aulas, evitando apenas aulas de muito impacto como as de step, por exemplo. De acordo com o professor e coordenador de ginástica, Daniel Arão, as aulas de balance, pilates, alongamento e hidroginástica são muito indicadas para gestante e ainda há possibilidade de adaptação para realização de alguns movimentos.

No entanto, existem alguns cuidados que a Dra. Larissa afirma ser importante tomar: praticar atividades físicas no início da manhã ou no final da tarde devido à temperatura mais amena, evitar exercícios ao ar livre em dias mais úmidos e hidratar-se bem antes, durante e após os exercícios. Outro cuidado fundamental é a nutrição adequada. Orienta-se uma dieta leve de 30 a 60 minutos antes das atividades e evitar tempo prolongado de exercícios (>50 min), devido ao risco de hipoglicemia.

Quanto à volta de exercícios físicos após o parto, a professora e coordenadora de natação, Camila Cândido, diz que geralmente, em parto normal, as mães podem voltar em torno de 15 dias. Já as que optam pela cirurgia cesariana, em torno de 30 dias. No entanto, segundo ela, quem deve fazer a devida autorização são os médicos, analisando caso a caso.

 

 

 

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Ginecologista e Obstetra: Dra. Larissa Mantoan–CRM 150774

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