Saiba mais sobre o pilates e seus benefícios

13/05/2019 - Saúde e Bem-estar
Saiba mais sobre o pilates e seus benefícios

              O pilates ainda soa como novidade para muitas pessoas, mesmo já tendo milhares de adeptos. Sem dúvida, é uma modalidade em ascensão e para ajudar na compreensão desta prática, nós reunimos algumas informações e conversamos com o professor de pilates solo, Daniel Catarino. 

pilates é uma técnica desenvolvida desde a Segunda Guerra Mundial, elaborada para o ganho de força muscular. Com o passar dos anos,  essa prática foi aprimorada e hoje também é usada para o ganho de equilíbrio, flexibilidade, concentração e tem a capacidade de trabalhar o corpo e a mente em uma série de exercícios. Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, e sim, com consciência, precisão e rigor técnico.                                                                                                                        

 

 

 

 

"Nessa prática, trabalhamos muito a sua consciência corporal. O aluno irá entender

que o corpo trabalha como um todo, ” explica o professor Daniel Catarino. 

 

           

 

 

 

                  A atividade fortalece a musculatura, as articulações e estimula a correção postural, além de trabalhar diversos músculos. A variedade que esta prática possui impressionaSão mais de 500 tipos de exercícios que podem ser efetuados das mais variadas intensidades, com baixo ou forte impacto para o corpo. Por isso é indicado para todas as pessoas: idosos, adultos e gestantes. 

                       A  Academia Batalha oferece duas técnicas de pilates: o studio e o solo. Você sabe a diferença? No Studio de Pilates a aula é personalizada com no máximo quatro alunos por turma e conta com aparelhos que auxiliam a realização dos movimentos.   Já no Pilates Solo as aulas são em grupo, utilizando o peso do corpo  para a realização dos exercícios (em    alguns casos são utilizados acessórios como bola)

Com práticas frequentes - algo em torno de três vezes por semana - é possível perceber os resultados. De  acordo com o criador do método, Joseph Pilates, em 10 aulas você vê resultados, em 20 aulas os outros veem, e em 30, seu corpo já estará diferente. 

           Na matéria anterior falamos sobre fortalecimento muscular O pilates também proporciona este  benefício e conciliar pilates com musculação é possível! A musculação pode proporcionar o crescimento muscular, mas os princípios do pilates ajudam o aluno a melhorar a concentração, o equilíbrio e o treino muscular. 

                      É importante que os professores, tanto de pilates quanto de musculação, estejam cientes de que o aluno pratica ambas as modalidades para que não haja sobrecarga, e também sejam  feitas as adaptações necessárias. Além disso, exercícios feitos de forma incorreta causam malefícios à saúde, por isso é importantíssimo a orientação e observação de um profissional. 

 

Não só no pilates, mas em qualquer outra modalidade, o acompanhamento de um profissional é de suma importância, pois qualquer movimento errado pode gerar lesões, “alerta o professor Catarino. 

 

                              Em resumo, o  pilates possui, exercícios físicos de baixo impacto, que ajudam a trazer equilíbrio, força e intensidades para todos os públicos. Venha experimentar essa aula e entenda cada vez mais o seu corpo! 

 

"Boa forma física é o primeiro requisito de felicidade. De maneira a alcançarmos esta felicidade, é fundamental ganhar o domínio de seu corpo. Se você está com 30 anos e está rígido e fora de forma, você está velho. Se você está com 60 e está maleável e forte, você está novo." – Joseph Pilates. 

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