Não é nenhuma novidade que os pequenos de hoje em dia já nascem conectados. A chamada Geração Alpha trouxe crianças que, antes mesmo de aprender a falar ou andar, já lidam, com muita familiaridade, com celulares e tablets. Se você tem um filho, um sobrinho ou um primo nascido depois de 2010, com certeza, já se espantou com a agilidade dos dedinhos e a facilidade com que navega e interage com as novas tecnologias.

De acordo com um estudo realizado pelo órgão profissional para pediatras no Reino Unido, Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH), feito com 109 pessoas, estima-se que a média de tempo de crianças e jovens adultos em frente ao smartphone é de três horas, enquanto o tempo dedicado ao tablet é de duas horas e meia diárias. Como, então, utilizar este tempo em favor do aprendizado infantil?

Como toda novidade, cabe a nós, adultos, filtrar e cuidar para que o uso e o contato com as novas tecnologias sejam positivos, e não negativos, para o desenvolvimento infantil. Quando produzidos e curados cuidadosamente por especialistas, os conteúdos digitais podem, e muito, colaborar com o aprendizado de pequenos e pequenas, podendo, inclusive, colaborar com o incentivo à leitura! 

A tecnologia em favor do desenvolvimento e aprendizado infantil