Os alunos aprenderam sobre o sistema eleitoral brasileiro e receberam um título de eleitor simbólico para, no dia da votação, colocarem em prática o dever do voto consciente.
Professores se transformaram em políticos e, durante algumas semanas, apresentaram aos alunos propostas - umas boas, outras nem tanto – como na vida real.
No dia da eleição, as crianças levaram o "título de eleitor" e se dirigiram a uma sala para a votação. Os computadores se transformaram em urnas eletrônicas. As crianças entraram uma de cada vez, digitaram no computador o número do candidato, verificaram a foto e confirmaram o voto.
A ideia principal do projeto é formar eleitores conscientes. Portanto, após o período eleitoral, o assunto continua sendo tratado nas salas de aula. Desse modo, o aluno não pode pensar que o brasileiro só exerce o direito de cidadão nesse momento.
Além deste evento, a semana também contou com A Semana da Criança, onde no dia da eleição o tema foi "dia maluco", onde os alunos puderam vir para aula caracterizados de forma diferente, estimulando assim a criatividade e gostos pessoais.
